A inteligência não é só entender matemática ou saber escrever muito bem. De fato, todas as crianças são inteligentes e cada uma consegue se destacar de alguma forma.  A aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas na educação incentiva métodos de ensino que reconhecem e valorizam diferentes habilidades dos estudantes. Desenvolvida por Howard Gardner, essa teoria transformou a visão tradicional sobre inteligência ao sugerir que ela é composta por diversos aspectos igualmente importantes. 

Na educação, esse conhecimento incentiva uma abordagem mais holística e personalizada, permitindo que cada aluno desenvolva seu potencial máximo. O embasamento promove um ambiente de aprendizado mais inclusivo e motivador, ajudando os alunos a se desenvolverem de forma completa.

Ao adotar reconhecer todas as formas de inteligência, o Colégio Cristão melhora o engajamento dos alunos e também ajuda a desenvolver suas preferências e talentos de maneira equilibrada e personalizada. 

O objetivo é valorizar o estudante na integridade, nos saberes e aptidões que são diferentes para cada um, mesmo que sejam ensinados da mesma forma. O aluno se sente abraçado para explorar da melhor forma as inteligências dele.


Aplicando a Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação

 

Gardner inicialmente identificou sete tipos de inteligência, expandindo posteriormente para nove:

Corporal-Cinestésica: uso do corpo para resolver problemas, como em atletas e cirurgiões.

Lógico-Matemática: capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas, comum em cientistas e engenheiros.

Linguística: habilidade com a linguagem, destacada em escritores e advogados.

Espacial: habilidade de pensar em termos de espaço, útil para arquitetos e designers.

Musical: sensibilidade a ritmos e melodias, destacada em músicos e compositores.

Interpessoal: capacidade de entender e interagir com outras pessoas, essencial para líderes e psicólogos.

Intrapessoal: compreensão de si mesmo, comum em filósofos e líderes espirituais.

Naturalista: habilidade de reconhecer aspectos do ambiente natural, importante para biólogos e conservacionistas.

Existencial: reflexão sobre questões profundas da existência humana, comum em filósofos e teólogos.


Para o Colégio Cristão, implementar a teoria das inteligências múltiplas na educação envolve reconhecer e valorizar os talentos únicos de cada estudante, primordial para a formação integra para a vida.   


Para saber mais sobre inteligências múltiplas, acesse https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/inteligencias-multiplasnovo-conceito-educacao.htm e https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/quem-e-howard-gardner-especialistas-em-educacao/