A integração da fé cristã no currículo escolar é uma tarefa complexa e delicada, que exige planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda tanto dos princípios religiosos quanto educacionais. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade única de oferecer aos alunos uma educação completa, que abrange não apenas o intelecto, mas também o coração e o espírito.

Para estabelecer essa ponte, optar por um sistema especialmente desenvolvido para estabelecer princípios de uma educação integral é a solução. A franquia do colégio Cristão agrega o melhor dos dois mundos: um padrão formatado para atender o currículo pedagógico nacional – com material didático de qualidade comprovada por outras instituições e possibilidade de modelos bilingues – aliado ao ensino de valores e ensino bíblico.

Importante para os administradores das escolas Cristãs aplicar os conceitos da franquia para comunicar os benefícios da integração da fé no currículo. Isso significa explorar os valores cristãos como amor, justiça, compaixão, perdão e integridade em todas as disciplinas. Apresentar exemplos de cristãos que fizeram a diferença no mundo, como cientistas, artistas, líderes sociais.

E mais, apresentar que existe um diálogo entre o ensino religioso e outras disciplinas. Significa comunicar que a fé não é uma disciplina isolada, mas deve interagir com todas as áreas do conhecimento, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre o mundo.

Para impactar as famílias e mostrar a relevância da escola, imprescindível esclarecer o objetivo de desenvolver as habilidades dos alunos que fazem a diferença na vida futura, tais como:

1 – Pensamento crítico: Incentivar os alunos a questionar, analisar e avaliar as informações, buscando sempre a verdade.

2 – Comunicação: Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita para que os alunos possam expressar suas ideias e defender seus valores.

3 – Trabalho em equipe: Promover o trabalho colaborativo, incentivando o respeito mútuo e a cooperação.

4 – Relações interpessoais: Cultivar um ambiente de respeito, amor e cuidado entre todos os membros da comunidade escolar.

5 – Serviço comunitário: Envolver os alunos em atividades de serviço à comunidade, ensinando-os a praticar a compaixão e a solidariedade.